Powered By Blogger

Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Ferderal, Brazil
Um segundo de mim para você e para quem desejar, eis mais uma nessa multidão, com destaque ou não, prefiro ser assim ao levar títulos que não pertencem a mim. Volte sempre!!!

domingo, 23 de setembro de 2012

21 Semanas

Como seu bebê está crescendo
O bebê deve estar com 27 centímetros e pesando cerca de 360G. De agora em diante, tudo o que você disser, o bebê escuta, então aproveite para falar, cantar ou ler em voz alta para ele.
*Canto bastante pro Cauã, converso com ele e sempre que falo que to feia e me sentindo PÉSSIMA com as mudanças do meu corpo peço desculpas a ele e tento fazer algo que, de verdade me distraia, é comum essa sensação em todas as mulheres, ainda mais aqueles que assim como eu sempre foram fissuradas no cuidado com o corpo, com alimentação... Sou Profissional de Educação Física, então já viu?! Além da cobrança pessoal tem toda cobrança social, enfim, resolvi comentar isso hoje pois, de fato esta sendo um dia que não to me sentindo legal, não pelo fato da gravidez, estou muito feliz, mas com essas alterações, de qualquer forma até que se completem as 40 semanas muitas coisas ainda irão mudar, mesmo as pessoas elogiando dizendo que estou ótima pro meu tempo gestacional e meu marido me elogiando DIARIAMENTE com aquele lindo brilho no olhar, ainda assim me sinto um tanto mal, mesmo fazendo exercícios e me alimentando bem e saudavelmente, ainda assim me sinto dessa forma, talvez pela insegurança do que possa acontecer não só com o meu corpo!
Tem sido uma das semanas mais lindas até agora, tenho sentido váaaaaaaaaaaaaaarios chutes do meu garotão, ele será um ser maravilhoso, tenho certeza que esta muito feliz por terem tantas pessoas curtindo e compartilhando de forma prazerosa essa gravidez e espera por ele, meu esposo conseguiu sentir o baby mexendo esses dias... Imaginem, foi pura alegria, a vovó (minha mãe) também sentiu, Cauã já um menino super simpático e gosta do agito rs
Ontem, 22-09-2012 fui a um grupo de debates aqui na minha cidade onde foram abordados os tipos de parto, não foi muito esclarecedor, porém foi interessantíssimo ver outras barrigudinhas, de diversas idades e classes sociais, de tarde fui conhecer uma casa de parto, é uma casa que trabalham enfermeiros obstetras, não há médicos lá, porém, adoooooorei, como desejo fazer um parto da forma mais natural possível e meu esposo não se convence da ideia do parto ser domiciliar achei que lá fosse uma excelente escolha, é uma casa do governo, ou seja, não haverão maiores custos, já em casa nós gastaríamos muito, tudo bem higienizado e o que mais me chamou atenção foi que eles possuem uma banheira para as mamães que desejam fazer o parto na água (eu quero), o cavalo, para diversas posições, chuveiro e maca, qualquer complicação, com a mãe ou com o bebê os mesmos serão levados ao hospital da rede publica mais próxima, porem, a estatística deles para complicações são 1 em 1MILHÃO o que já diminui bastante nossa preocupação, eles não aceitam gestantes que não estejam dentro do protocolo deles, ou seja, gestação de alto e altíssimo risco, menos de 6 consultas pré - natal, a ausência de qualquer exame obrigatório durante a gestação, mães que já passaram por cesárias anteriormente e mais uma série de outras coisas, isso tudo pelo fato de eles serem uma CASA de parto e terem funcionamento apenas com enfermeiros, como os médicos brigam pelo fechamento da casa, o protocolo deve ser seguido rigorosamente para que se mantenha funcionando! De qualquer forma, ainda temos duvidas, pois sou atendida por um médico excelente, tenho um ótimo plano de saúde, mas, meu médico, pelo que andei escutando cobra R$5.000 pra fazer um parto normal, fora de cogitação, e tenho certeza que ele não fara totalmente normal, irá usar milhões de intervenções, como, anestesia, indutorio... e eu não quero, quero um parto normal - natural.
Dica de Hoje
Mantenha-se sempre linda, mesmo na gravidez isso é possível, por mais que o corpo esteja totalmente desconfigurado do que era você é uma SUPER MULHER, afinal, será mãe, em geral os cabelos ficam lindos e sedosos, a pele maravilhosa e de quebra você pode ajudar, sempre passando uma maquiagem leve (mesmo que vá ficar em casa), tomando banhos longos (daqui um tempo seus banhos terão que ser curtos, pois o bebê esta chegando), usando um super hidratante, e mesmo que vá ficar em casa, colocando um vestidinho alegre e de barrigudinha ;)
A todos um EXCELENTE DOMINGO!
Jhennyfer Lauren

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Mais 3 Semanas...

18ª Semana
Como seu bebê está crescendo
Nesta semana é o começo oficial do seu quinto mês de gestação, o bebê pode ter chegado a 15 centímetros de comprimento e já é capaz de sentir e ouvir.
Claro que agora tudo o que ele consegue ouvir é a batida do seu coração e os sons produzidos pelo seu sistema digestivo, mas, em breve, vai identificar também barulhos fora do útero e a sua voz.
Se você estiver esperando uma menina, o útero e as trompas já estão formados; se for um menino, os genitais já são visíveis, mesmo que insistam em se esconder justamente durante os ultrassons.
Como fica sua vida Você está a uma semana do marco de metade do caminho na gravidez. Nas próximas semanas, seu médico poderá pedir um ultrassom morfológico para observar os órgãos do bebê. Não deixe de levar seu marido ou um ente querido para esse teste, já que ele revelará seu filho chutando ou virando de um lado para o outro dentro de você.
Moda Roupas maiores e mais confortáveis são fundamentais neste ponto da gravidez. Se você está precisando de inspiração, confira alguns looks de grávidas preparados por profissionais para valorizar tudo aquilo de melhor e esconder o que não precisa ser mostrado.
Compre sapatos novos, um número maior, porque seus pés vão inchar junto com o resto do corpo. Outra coisa importante é que eles tenham salto baixo, para sustentar melhor seus passos meio desequilibrados.
19ª semana
Os sistemas circulatório, digestivo e urinário já funcionam harmoniosamente. O feto deglute parte do líquido amniótico e elimina urina no líquido.
20ª semana
A partir dessa época a maioria das gestantes começa a sentir as movimentações fetais (EXCELENTE SENSAÇÃO, AGORA SIM MEU BEBÊ MEXE..MUIIITO ps: primeira gestação!). As primigestas (primeira gestação) podem sentir mais tardiamente, por volta de 22 semanas. Entre 20 e 24 semanas de gestação pode se realizar o ultra-som morfológico, que é o exame não invasivo mais detalhado que existe atualmente para o estudo da função dos órgãos e sua morfologia. É a época apropriada para o rastreamento de várias malformações fetais e placentárias. O peso fetal está em torno de 500gramas (O bebê só cresce e se desenvolve perfeitamente daqui pra frente).
*Alguns incômodos podem começar nessa fase, pois em algumas mulheres (meu caso) é quando a barriga começa a aparecer, daí incomodo pra dormir de bruço, um levanta e deita a noite sem fim pra fazer xixi, os enjoos passam e começa a sentir mais fome, muitaaa fome, por isso é um período que devemos ficar atentas para que ao invés de ingerirmos calorias ruins façamos o uso de suco de frutas e da própria fruta! Falarei a respeito de nutrição e exercício físico no próximo post!
Beijinhos e até amanhã!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

As semanas se passam...

Primeiro, gostaria de me desculpar pela ausência, mas as coisas cada dia que passam ficam mais corridas e os dias se aproximam!!!
17 SEMANAS...seguindo
Como seu bebê está crescendo
As coisas começam a mudar bastante. Nessa semana, os olhos do bebê passam a olhar para a frente, em vez de para os lados, as orelhas estão praticamente na posição certa e a cartilagem que vai se tornar o esqueleto está prestes a endurecer.
As mamães de segunda viagem costumam sentir os movimentos do bebê agora. As estreantes talvez demorem mais algumas semanas. Muitas mulheres descrevem a sensação como se tivesse uma "borboletinha batendo asas" dentro da barriga.
Como fica sua vida Por enquanto, os papais ainda não conseguem compartilhar tanto da emoção, já que os chutes de verdade só devem acontecer daqui a um mês. Se você ainda não os sentiu, experimente deitar de barriga para cima depois de comer, e prestar atenção nas sensações.
-eu senti bem cedo alguns movimentos e sou mãe de primeiríssima viagem (: O que os médicos costumam dizer é que é bem relativo, se você ficar bem quietinha provavelmente sentirá alguma coisa diferente, é se filho (a), alegre - se!!! Outra coisa que li no livro "O QUE ESPERAR QUANDO VOCÊ ESTA ESPERANDO" é que normalmente nessa idade gestacional o seu bebê se mexe no meio da noite, horário provável que você esteja dormindo!
É possível que você note que a aréola, a parte mais escura em volta dos mamilos, está mudando de tamanho à medida que seus seios crescem. Esse é um "efeito colateral" da gravidez que pode persistir por até um ano depois do nascimento do bebê.
Outras mudanças de pele que acompanham a gestação, como a linha vertical mais escura que pode aparecer na barriga e as marcas no rosto, também tendem a sumir uma vez que o bebê tenha nascido.
Falando de sexo Talvez você não se sinta a mulher mais bonita do mundo com tantas mudanças. Tente ver o lado bom dessas modificações do corpo nas próximas semanas. Mesmo que você não ache, seu companheiro provavelmente a considera bastante interessante -- muitos homens adoram as novas curvas que a gravidez acrescenta ao corpo da mulher. É bem seguro manter relações sexuais até o momento em que sua bolsa estourar, desde que não haja recomendação médica em contrário, como nos casos de sangramento. Algumas mulheres têm mais libido durante a gestação, e outras preferem deixar o sexo de lado. As duas coisas são perfeitamente normais.
Mais...
TRUQUES DE MAQUIAGEM
Dentre as providências que você terá que tomar assim que souber da gravidez, inclua mais uma: passe em uma loja de cosméticos e adquira um blush, um corretivo, uma base e um batom num tom mais escuro do que você costuma usar. A esteticista Márcia Leite de Araújo, do salão Jacques Janine, de São Paulo, dá as dicas de como usar os produtos.
O blush deve ser um dos primeiros cosméticos a ser adotado pela gestante. É que no começo da gravidez são comuns os enjôos que, como consequência, deixam o rosto pálido - problema facilmente resolvido com a aplicação de um pouco dessa maquiagem.
O rosto de 50 a 70% das gestantes ganha os cloasmas gravídicos (manchas que surgem no rosto das grávidas) que tendem a desaparecer com o fim da gravidez. Como é uma predisposição genética não há como evitá-las, mas há como amenizá-las. Para começar não saia de casa sem protetor solar; ele não impede o surgimento, mas faz com que as manchas sejam menores. Além disso, conforme a especialista, é simples disfarçá-las. Aplique corretivo ou base no tom da sua pele sobre elas. Você também pode optar por um batom mais escuro, assim desvia a atenção para a boca, colocando as manchas em segundo plano.
O nariz inchado, decorrente do aumento da progesterona, hormônio essencial na manutenção da gravidez e que provoca retenção de líquidos, também é outra conseqüência do período de gestação e que certamente desagrada 10 entre 10 grávidas. Mas nada de desespero, uma simples maquiagem pode ajudar, e muito. Para afiná-lo basta aplicar corretivo em tom mais escuro que sua pele no local onde o nariz inchou. Márcia Araújo garante: "o efeito é ótimo e o truque imperceptível".
Grávida com olheiras. Quem já não viu uma gestante assim? No entanto, você não precisa ficar deste modo. Normalmente isso ocorre porque muitas dormem mal quando o bebê se mexe à noite. Para eliminá-las, coloque compressas de algodão com soro fisiológico gelado sobre os olhos durante cinco minutos. Depois espalhe um pouco de base ou corretivo ao redor dos olhos. A partir do terceiro mês de gestação é possível fazer drenagem linfática no rosto. Conforme a especialista, "o processo pode ser repetido semanalmente até o nono mês de gravidez".
Mas os problemas não acabam aí. Os hormônios também aumentam a oleosidade da pele e podem resultar em acnes. Para encobri-las, passe uma camada de corretivo sobre a acne e pronto, sinta-se linda novamente. Por fim, nunca caia na tentação de passar um pouco mais de maquiagem corretiva pensando em suavizar manchas, olheiras, nariz inchado ou acnes de forma mais eficaz. De acordo com Márcia, "você pode acabar destacando o problema, a maquiagem corretiva deve ser usada da forma mais discreta possível e sempre muito bem espalhada".
Por fim, os cabelos. Estes, que naturalmente já são alvo de muitos cuidados, irão requerer atenção ainda mais especial. É que durante a gravidez eles ganham volume extra provocado pelo aumento da progesterona. A dica é dar um leve repicado nos fios.
Essa medida, além de reduzir o volume, disfarça o inchaço do rosto e vale tanto para os cabelos longos como para os curtos, mas lembre-se que na gravidez você fica emocionalmente mais instável, assim, o que lhe agrada hoje pode lhe desagradar profundamente amanhã, então não arrisque um corte bem mais curto do que usa habitualmente.
Beijos, Jhennyfer Lauren*-*

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

9ª a 16ª Semanas

Aqui continua o ciclo e começa um novo...
9 SEMANAS
Sobre o bebê
O bebê pesa menos que 10 gramas porém, todas as partes do corpo já estão presentes, inclusive os órgão genitais, embora não estejam totalmente formados, agora com toda estrutura ele começará a ganhar peso e tamanho de uma forma incrível!!!
SUA VIDA
Caso seja sua primeira gravidez, provavelmente sua barriga ainda não estará saliente, os enjoos e cansaço ainda continuam e você tem todo direito de estar "chatinha" com toda essa mudança de hormônios.
Muitas mulheres têm fortes dores de cabeça ou dores nas costas, como a causada pelo nervo ciático, atividade física ajuda a manter a gravidez saudável e a acelerar a recuperação depois do parto. Mas não exagere -- escolha um programa de exercícios seguro, que possa ser seguido durante toda a gravidez, e tome cuidado para não elevar demais a temperatura do seu corpo.
Dá para confiar na data prevista do parto?
Isso depende um pouco da regularidade do seu ciclo menstrual. A maioria dos médicos calcula a data prevista do parto contando 40 semanas a partir do primeiro dia da última menstruação. Mas estas contas não são exatas e por isso é melhor considerar a data do parto como uma data aproximada.
Outra forma de contar a gravidez é através de ultrassons, medindo o tamanho do bebê. O desenvolvimento da criança durante o primeiro trimestre de gestação varia pouco de mulher para mulher, o que torna mais preciso o cálculo de quantas semanas de gravidez já passaram.
A partir dos três meses, no entanto, essa conta fica mais complicada, já que as variações no tamanho e desenvolvimento de cada bebê são bem maiores.
10 SEMANAS
Sobre o bebê
Nas próximas três semanas, seu bebê vai mais que dobrar de tamanho. Já engole o líquido amniótico e dá chutes, e todos os principais órgãos do corpo dele estão totalmente formados. Detalhes também começam a aparecer, como as unhas e um cabelinho bem curto e fino. Os órgãos sexuais externos estão se definindo, e daqui a algumas semanas já vai dar para ver numa ultrassonografia se você está esperando um menino ou uma menina. (não se iluda muito, no entanto algumas mães com 13 ou 14 semanas conseguem ver nitidamente o sexo, já outras... nem mesmo na 15ª semana e meia conseguem - meu caso-).
Como fica sua vida
Seu útero deve estar do tamanho de um abacate, você já esta prestes a concluir o primeiro trimestre da gestação, pode ser que ainda não sejam necessárias roupas mais folgadas, porém é notável que a cintura esteja mais larga assim como os quadris, tente beber bastante líquido durante o dia, dê preferência a água, evite líquidos a noite para que você não tenha que se levantar tanto para ir ao banheiro.
*Sonhos esquisitos são normais durante a gravidez e podem contribuir para que sua noite não seja tão tranquila.
Excesso de saliva
Reparou que está com mais saliva na boca do que antes? Esse fenônemo é bastante comum nas mulheres grávidas, sobretudo em quem tem mais acidez ou em quem sofre com vômitos constantes de uma condição conhecida como hiperemese gravídica (A hiperemese (ou hiperêmese) significa, literalmente, "excesso de vômito na gravidez". Não é uma complicação muito comum da gravidez, e melhora bastante se o tratamento começar cedo. Ela dá sinais logo no princípio da gestação, com 5 semanas, e costuma começar a melhorar a partir da semana 16. Na maioria dos casos, na 20a semana, metade da gestação, ela já foi embora, mas há situações (raras) em que os vômitos persistem até o bebê nascer -- o que pode ser muito angustiante. Embora não seja muito comum, a hiperemese não chega a ser considerada rara. Afeta entre 0,5 e 2% das grávidas, e é a causa mais frequente de hospitalização no começo da gravidez, normalmente para tratar a desidratação) - estou na 17 semana e ainda tenho excesso de saliva e muito enjoo e vomito, anseio pela melhora na 20ª semana -
11 SEMANAS
O bebê já esta uma graça, mais ou menos do tamanho de um polegar, os dedinhos das mãos e dos pés já estão se separando e alguns ossinhos do corpo estão bem rígidos, além de mexer ele já se estica e tem soluço, apesar de ainda não dar pra sentir algumas mães dizem que se ficarmos bem quietinhas conseguimos sentir um tremor -eu senti com 13 semanas-
Ao longo dos próximos seis meses, a principal tarefa do bebê será crescer, engordar e ficar cada vez mais forte, pronto para a vida fora do útero.
Como esta sua vida
Agora as consultas do pré natal se tornam mais divertidas, pois com um aparelho o médico já consegue ouvir as batidas do coração do seu bebê, é emocionante! Caso o médico não consiga, não se assuste, é normal, o bebê ainda esta muito pequenininho e é um pouco difícil encontrar, no entanto existem médicos que tem aparelho e Ultrassom no consultório o que torna mais fácil e temos a chance de ver o bebê com mais frequência.
Você ainda deve estar bastante sonolenta, mas é uma boa hora pra começar a se exercitar, mas é preciso ter avaliação do seu médico antes, e os exercícios devem ser de baixa intensidade.
12 SEMANAS
Seu filho (a) já tem alguns reflexos, como, por exemplo, reagir quando você encosta na barriga, mesmo que você ainda não perceba. Outro reflexo que já está presente, muito importante para depois do nascimento, é o de chupar.
Como esta a sua vida
É difícil acreditar, mas logo seus enjoos irão melhor e você voltará a ter apetite (existem mulheres que não sentem nada, é como se nem estivessem grávidas), na gravidez os dentes e gengivas ficam mais sensíveis e é aconselhável procurar um dentista, mas vale lembrar que, não é aconselhável fazer raio - x, caso seja extremamente necessário, você deve usar um avental de chumbo. Evite escovar os dentes com muita força e opte por escovas de dentes macias, é normal que a gengiva sangre com o passar do fio dental e com a escovação.
Roupas e beleza
É um bom momento para ter peças básicas para gestantes caso não queira gastar muito, peça para alguma parente as roupas que usou na gestação, isso é normal! As estrias podem aparecer já nesta fase, principalmente nos seios, usar um sutiã com boa sustentação pode ajudar a preveni-las, ou pelo menos reduzir os danos. Manter a pele hidratada é sempre bom, existem diversos hidratantes próprios para gestantes e alguns óleos, veja com seu médico ou com um médico dermatologista qual o mais indicado para sua pele!
13 SEMANAS
O útero já cresceu o suficiente para deixar claro que aquela nova barriguinha é mesmo de gravidez.
Mesmo assim, seu bebê ainda é bem pequeno, mais ou menos do tamanho de meia banana. Apesar disso, se pudesse enxergar dentro do útero agora, você veria um bebê formado, até com impressões digitais nos dedos.
Curta esta nova fase da gravidez mais tranquila, afinal a parte mais difícil de desenvolvimento do bebê ficou para trás.
Como esta a sua vida
Oficialmente você acaba de entrar no segundo trimestre de gestação, em algumas mulheres os enjoos passam totalmente e pode até ser que você sinta um aumento na sua libido!
Caso os enjoos tenham passado totalmente é possível que você esteja sentindo um apetite de leão, vá com calma e procure alimentos mais saudáveis e pouco ricos em calorias, isso para o bem da sua saúde e do seu bebê e para que não ocorra um excesso de ganho de peso durante a gravidez pois, ainda faltam muitas semanas...
Também é nesse período que ficam mais evidentes os sinais de amamentação, e ja começa a ser formado o colostro ( aquele primeiro líquido que alimenta a criança logo após o parto, antes de o leite propriamente dito "descer").
14 SEMANAS
A novidade dessa semana é que seu bebê já tem cabelos, não só na cabeça e sobrancelha mas no corpo, esse cabelo na verdade é uma penugem superfina que geralmente desaparece antes do nascimento.
Como fica sua vida
Caso os enjoos permaneçam comente isso com seu obstetra. A maioria das mulheres considera o 2º trimestre como o mais prazeroso pois, a barriga não esta tão enorme quanto no final da gestação, você esta mais disposta e menos enjoada que nas primeiras semanas, aproveite este momento para fazer exercício físico caso você ainda não tenha começado, uma boa dica são as aulas de hidroginástica, Pilates, alongamento e caminhada leve. Caso você já saiba o sexo do bebê é uma boa hora para começar a montar o enxoval!
15 SEMANAS
Se pudesse pegar o bebê, ele caberia na palma da sua mão. Esta semana, o feto desenvolve sensibilidade à luz e começa a ter soluços, um movimento precursor da respiração.
Não dá para ouvi-los porque o sistema respiratório do seu filho está cheio de líquido, em vez de ar, mas não se surpreenda se conseguir sentir os soluços daqui a algum tempo.
Outra coisa que está se desenvolvendo é o paladar do seu filho. Existem até estudos que mostram que os sabores dos alimentos consumidos pelas mães grávidas acabam indo parar no líquido amniótico.
Como fica sua vida
Caso você ainda não tenha sentido pode ser que a partir de agora você sinta o bebê se mexendo, o que sem duvidas é um dos momentos mais lindos e marcantes na gestação, há algumas mulheres que sentem antes ou mais tarde.
Nesta fase, é possível que seu médico sugira a realização de um exame de sangue para detectar problemas genéticos. O chamado teste de múltiplos marcadores mede, entre outras coisas, os níveis da alfa-feto proteína e é feito entre a 15a e a 20a semana.
Embora seja realizado rotineiramente em alguns países, no Brasil esse teste não é muito frequente. Ele serve para definir a indicação para uma possível amniocentese.
A amniocentese, um exame invasivo, só costuma ser recomendada para mulheres com mais de 35 anos ou para aquelas com histórico familiar de problemas congênitos. Ela também é realizada entre a 15a e a 20a semana de gravidez. Peça a seu médico para explicar a você todas as implicações dos testes feitos para detectar anormalidades cromossômicas.
Saúde
Na gravidez o sistema imunológico fica levemente enfraquecido, pode ser que você fique levemente resfriada, mas não se preocupe, não fará nenhum mal ao bebê mas é sempre aconselhável o cuidado e prevenção para que você se sinta bem, é sempre bom procurar um médico caso ocorra qualquer alteração no seu corpo que não seja normal na gestação.
16 SEMANAS
O bebê tem agora, mais ou menos, o tamanho de um pêra. Alguns sistemas mais avançados do corpo, como o circulatório e o urinário, estão funcionando. Muitos bebês brincam com o cordão umbilical nesta fase.
As pernas estão muito mais desenvolvidas, e ele tem a cabeça mais reta e já tomando a forma que conhecemos, embora ainda não haja cabelo. As pálbebras continuam fechadas, mas os olhos se mexem.
Como fica sua vida
Neste momento caso você esteja se sentindo bem e disposta é uma boa hora pra pensar em uma viagem e curtir a vida a dois enquanto esperam ansiosos pela chegado do bebê, caso faça uma viagem de avião é bom se informar com a empresa e com o médico.
Provavelmente você engordou entre 2,5 e 4,5 quilos, é importante manter uma alimentação saudável e balanceada e uma rotina de exercícios físico leve.
É de extrema importância cuidar da postura para evitar pressões e dores na coluna.
Algumas gravidas sofrem ainda de outro problema chato durante a gestação; hemorroidas, por isso é tão importante o consumo de cereais integrais e frutas pois, as fibras ajudam o bom funcionamento do intestino, nunca esquecendo que a água é uma forte aliada e ajuda não só a regularização intestinal, como na hidratação do corpo e sedosidade da pele!
Jhennyfer Lauren

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Semana a Semana

Vamos lá, mês a mês de uma gestação, descobri a minha com 7 semanas (quase dois meses) tem mulheres que descobrem antes, algumas depois e em casos raros na hora de ganhar o bebê!
4 SEMANAS
Ao final desta semana já dá para confirmar a gestação através dos testes. Dentro de você, as células que se dividem sem parar no seu útero, agrupadas numa bolinha, são agora um embrião, mais ou menos do tamanho de um grão de arroz. As próximas cinco semanas são especialmente importantes para o desenvolvimento do bebê. A placenta e o cordão umbilical ainda são rudimentares, mas já funcionam para levar oxigênio e nutrição para seu filho.
5 SEMANAS
Talvez nem pareça, você não esteja com sintomas, mas seu bebê esta crescendo rápido. O coraçãozinho dele começa a bater, a aparência é de um girino mas, já é o seu bebê!
Os principais órgãos, como os rins e o coração, estão se desenvolvendo, e o tubo neural, que liga o cérebro à medula espinhal, se fecha. Neste momento é fundamental que você tome um suplemento de ácido fólico, uma substância que ajuda a prevenir defeitos do tubo neural. Converse com seu médico para pedir mais orientações sobre a dose certa para você.
Como fica sua vida nessa fase:
Assim como eu, talvez você já esteja passando por alguns sintomas como enjoos, sonolência, vontade de fazer xixi a todo momento, ou você seja sortuda e seu único sintoma tenha sido a ausência da menstruação (sinta - se privilegiada)
*Se você tem mais de 35 anos e está preocupada com possíveis problemas genéticos, existem exames especiais para avaliar o bebê.
Capriche na vitamina C, principalmente nesta fase em que as células do seu embrião se dividem e crescem a toda velocidade.
6 SEMANAS
Você não sente como se o coração estivesse crescendo de amor por seu filho a cada dia? Pois o seu não é o único que cresce: o do bebê aumenta continuamente, bombeando sangue para o resto do corpinho. As células do embrião dividem-se sem parar, e ele já começa a se parecer mais com um bebê. Ao final desta semana, ele terá o tamanho de um feijãozinho. Se você pudesse enxergar dentro da sua barriga, veria uma cabeça bem grande e pontos escuros no lugar onde os olhos e as narinas estão começando a se formar. Os primórdios das orelhas já aparecem, e os braços e as pernas lembram pequenos botões. As mãos e os pés são achatados, e até os dedos já estão se formando. O coração está dividido em câmara direita e esquerda, e bate ao ritmo de 150 batimentos por minuto -- mais ou menos o dobro do ritmo cardíaco de um adulto.
Como fica sua vida
Pode ser que você ainda não sinta nenhuma mudança drástica mas existem mulheres que já perdem o sono, nada para no estomago, os seios doem muito e não encontram posição para dormir (meu caso), outras, querem atacar a geladeira, porém, o importante é manter a calma, esses sintomas irão passar, afinal, não se fica gravida pra sempre!
ABORTOS ESPONTÂNEOS
A maioria dos abortos espontâneos ocorre devido a algum erro de configuração cromossômica. A verdade é que o processo de formação de um bebê é bastante complicado e às vezes a natureza erra em alguma etapa.
Entre 15 e 20 por cento das gestações terminam em aborto espontâneo e, destas, mais de 80 por cento acontecem no primeiro trimestre. Embora isso não signifique de forma alguma que seja menos doloroso passar por uma experiência assim, é importante lembrar que ela está dentro da normalidade. Se isso tiver acontecido com você, seu médico vai tratar dos aspectos físicos, mas ajuda conversar bastante com seu parceiro -- que também vai estar muito abalado -- e com outras mulheres que passaram pela mesma experiência.
7 SEMANAS
O coração e o cérebro estão cada vez mais complexos. As pálpebras estão em formação, o nariz já desponta e os braços se dobram nos cotovelos. Embora neste momento seja nada mais que uma bolinha, o bebê já se mexe bastante, mesmo sem você sentir. Isso vai mudar dentro de algumas semanas, quando ele for grandinho o suficiente para encostar nas paredes do útero. Aí sim você vai notar os primeiros movimentos do seu filho dentro de você.
Como fica sua vida
Por fora, você não parece grávida. Talvez nem se sinta grávida. Seu útero, no entanto, está crescendo para acomodar o bebê, que está cada vez maior. Antes da gravidez, o útero era do tamanho de um punho fechado. Agora, está do tamanho de um mamão papaia pequeno. Conforme ele vai crescendo, pode ser que você sinta um pouco de cólica e algumas fisgadas. No comecinho da gravidez é comum as mulheres passarem por muitas mudanças de humor -- uma hora estão extasiadas com o fato de estar grávidas, na seguinte estão chorando de medo do que vem pela frente. As coisas mais bobas bastam para provocar as lágrimas, mas fique tranquila -- tudo isso faz parte desta fase. A combinação de hormônios e o nervosismo com a gravidez e com o fato de virar mãe também pode resultar em sonhos intensos ou em insônia.
Gêmeos?
Os casos de gêmeos ou mais bebês ficaram bem mais comuns nos últimos tempos por causa dos tratamentos de fertilidade, cada vez mais frequentes e acessíveis. Ter gêmeos na família também aumenta as chances de uma gravidez múltipla. Se você suspeita que está grávida de gêmeos (porque a barriga já está grande, por exemplo), poderá confirmar através de um ultrassom. Existem dois tipos de gêmeos: os idênticos (quando somente um óvulo é fecundado pelo espermatozoide e depois ele se divide) e os fraternos (quando dois óvulos são fecundados por dois espermatozoides separadamente).
8 SEMANAS
Seu bebê não é mais um embrião, mas oficialmente um feto. Este estágio é importantíssimo, porque é nele que os órgãos do bebê estão se formando. Os braços cresceram e as mãos estão flexionadas nos pulsos, e se juntam sobre o coração. As pernas estão ficando mais compridas e os pés podem ser longos o suficiente para se juntar na frente do corpo. Ainda é quase impossível, pelo exame de ultrassom, determinar se você está esperando um menino ou uma menina. Alguns laboratórios oferecem, no entanto, um exame de sangue que determina o sexo fetal a partir de 8 semanas de gestação, detectando a presença ou ausência de cromossomos Y no sangue da mãe. Esse tipo de exame não costuma ser coberto pelos planos de saúde.
*Optei por não fazer esse exame de sangue, estamos esperando para conseguir ver no ultrassom, tentamos na última sexta - feira (10-08-2012) mas o cordão umbilical estava na frente e o bebê de lado, iremos esperar para o próximo mês, mas confesso que estamos todos muito ansiosos e cada qual com sua opinião, penso que seja menino, meu esposo acha que menina, tudo muito dividido, porém, o que me interessa de fato é que venha cheio (a) de saúde! (Já estou na 16ª Semana (4 meses) ).
Como fica sua vida
É comum que algumas mulheres nesse período já tenham aumentado o tamanho do sutiã (não foi meu caso :/ ), é comum que ainda não tenha tido um grande aumento de peso ainda, devemos lembrar que mesmo não tendo tido aumento no seio é importante já comprar dois ou três sutiãs maiores, pois as "coisas" crescem da noite pro dia, o seio, a barriga, é incrível, e é importante que estejamos confortáveis!
Tanto enjoo
"Não fique aflita, os enjoos devem melhorar em breve", é isso que você escuta das pessoas e do seu médico, mas as coisas não são tão fáceis quanto parecem, já estou na 16ª semana e ainda sinto enjoos, com menor intensidade mas, sinto, porém não deixe isso te abalar, eu chorava muito no inicio, e sempre conversava com meu bebê que eu não estava triste por ele, mas pelo fato de eu passar muito mal, ficar nervosa, mas as pessoas mais próximas sempre entendem, é importante que seu parceiro seja também compreensivo.
É comum nessa fase ter uma leve ou intensa prisão de ventre, isso se deve ao fato da alimentação e rotina terem mudado, por exemplo, eu comia hiper saudável, fazia vários esportes, como, corrida de rua, natação, musculação, eram treinos intensos e der repente me vi tendo que esperar o terceiro mês chegar para poder fazer exercícios leves, foi difícil, além dos enjoos e do sono, o mal humor se deu pelo fato da minha vida tão regrada e ativa ter mudado, mas, faz parte, tudo em prol da saúde, bem estar e cuidado com o meu bebê, tive gases e confesso, pior dor, muitos enjoos e prisão de ventre, ufa! Fui sorteada com uma gestação com direito a tudo, mas o que me alegra todos os dias é saber que meu bebê esta crescendo bem e com saúde.
Fiz meu cadastro em um site, para tentantes, gestantes e mamães onde as dicas são ótimas, porém, prefiro sempre perguntar tudo ao meu médico, afinal cada organismo age de uma forma.O site é: http://brasil.babycenter.com/
Segue o link com algumas dicas para melhorar os enjoos: http://brasil.babycenter.com/pregnancy/pre-natal/algo-melhore-enjoo/
Jhennyfer Lauren

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Aviso da Cegonha

São duvidas e medos, um misto de emoções, você não sabe se faz mesmo o teste ou se espera a barriga crescer, o primeiro sinal foi dado (atraso da menstruação), enjoos começam a acontecer, agora você já tem quase certeza, mesmo assim (caso esteja tentando engravidar) não é bom criar muitas expectativas até que seja feito o teste!
Primeiro passo, ir ao médico, nada de exame de farmácia, eu prefiro mesmo a certeza...Pimba, a cegonha me escolheu, deu positivo, que alegria!!!
Existem diversos modelos, como este da foto para exames de farmácia e nos hospitais pode ser que seja feito o exame de sangue ou de urina, no meu caso foi urina, positivo, não satisfeito (meu esposo) comprou o da farmácia e...POSITIVO! É tanta alegria que realmente na hora você não acredita, é um misto de sentimentos, da vontade de chorar e rir e então, começa toda uma rotina, ver videos, ler artigos, textos, blogs...Tudo que antes você não fazia, você chora vendo videos de ecografias no youtube, você chora com relatos de outras gestantes, e você (nem todas) vomita muiiiiiiiito, eu, particularmente ainda passo mal, e já estou com 4 meses de gestação, o olfato fica super aguçado, já não se sabe mais o que fazer, tem que aproveitar!!!
Ah, tem a primeira ida ao medico, altura, peso, você saberá com quantas semanas esta, uma série de exames será pedido, inclusive a primeira ECO.
Sangue, urina e fezes Quando a gravidez é constatada, faz-se uma espécie de check-up para ver como está a saúde da mãe. Além do hemograma e glicemia de jejum, avalia-se o tipo sanguíneo, fator Rh, presença do vírus da aids e de anticorpos que indicam se a mãe já teve doenças que durante a gravidez podem comprometer a formação do bebê, como rubéola, hepatite B, citomegalovírus, toxoplasmose e sífilis. Exames de urina e de fezes detectam infecções urinárias e parasitoses.
Ultra-sonografias Normalmente são feitas quatro ultra-sonografias durante os nove meses. No primeiro trimestre da gravidez, o exame checa o número de embriões e sua localização — se estão dentro do útero e não nas trompas. Entre a 12ª semana e a 14ª semana, calcula, além do desenvolvimento, o tamanho da nuca do bebê (translucência nucal) e a medida do osso nasal, parâmetros que indicam o risco de síndrome de Down. Como em 25% dos casos a translucência pode resultar em falso negativo, alguns obstetras pedem um exame de sangue específico para identificar o problema.
Com os exames de sangue, urina e fezes em mãos vamos para a primeira ECO, só pra conhecer o bebê, é mágico, coração perfeito, o colo do meu útero esta fechadinho, tudo caminhando bem, graças ao meu bom e fiel Deus, o médico analisa e...estava tudo bem, comigo e com o bebê, meus exames não deram alterado e o importante e preocupante no primeiro trimestre é que o colo do útero esteja fechadinho para que não ocorra nenhum risco de aborto, feito isso o médico passa a ULTRA MORFOLÓGICA, confesso que tive medo e me preocupei, como a maioria das gestantes, ai você saberá se o seu bebê esta sendo bem formado, graças a Deus meu bebê esta perfeitinho e eu e o maridão, assim como toda a família ficamos felizes!!!
Que venha o segundo Semestre...e a descoberta do sexo do bebê
Por, Jhennyfer Lauren

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Milagre da Vida

Um 2012 cheio de luz e realizações... O ano já esta em sua metade, logo estaremos escutando os sinos natalinos, e um novo ano começará, com mais luz do que hoje há, 2012 marcou minha vida, foi um ano de muitas realizações, confesso que todas as realizações foram diferentes do que eu pensava quando tinha meus 15 anos, antes achava que primeiro eu seria muito sucedida e reconhecida profissionalmente, depois, compraria SÓ a minha casa, teria meu carro e muito dinheiro, os anos foram se passando, encontrei O HOMEM DA MINHA VIDA, juntos realizamos sonhos, ultrapassamos barreiras e juntos estamos construindo uma família, estou terminando meu curso de Educação Física no qual sou imensamente realizada e feliz, morei um período nos Estados Unidos, onde juntos começamos a vida de casados, noivamos, por lá mesmo, informalmente, fomos a um restaurante, conversamos horas e colocamos as alianças na mão direita, como de costume, passamos experiências inesquecíveis, fizemos um plano, decidimos ter um bebê, tentamos por uma semana, pouco tempo não?! O suficiente pra eu engravidar, no entanto não sabíamos, voltamos para o Brasil, com o intuito de fazermos a festa de casamento no final do ano, fiquei vários dias passando muito mal e aí numa consulta médica descobri; eu estou grávida 14/06/2012 o dia mais especial da minha vida, não duvidem, saí emocionada e dei a noticia ao papai e a vovó (minha mãe) que aguardavam na sala de espera, e então foram rios de emoção, todos felizes, venho tendo muito enjoo, até que agora estão diminuindo, o corpo esta mudando, nossa casa ficando pronta, e nós, felizes, muito felizes, o rumo do meu blog mudou completamente, eu andava indisposta por isso não escrevi antes e o "escritor" precisa ser tocado para dedicar alguns minutos para tal arte, hoje com 16 semanas, ou seja, 4 meses de gestação, me sinto relativamente bem para dedicar meus minutos e até mesmo horas em frente ao computador, relatando todas essas emoções, daqui pra frente o foco do blog será: Teste positivo, enjoos, desejos, gestação, parto...e tudo que se segue, estarei relatando experiências da minha gestação e pesquisas, curiosidades e ainda, toda força para as mulheres que tentam e não conseguem engravidar e todas que por infelicidade do destino perderam seus bebês, aqui é meu espaço pra todo desabafo e todo acolhimento!
Seguindo assim, começaremos...
A TENTATIVA DE ENGRAVIDAR
Alguns dizem que existem posições sexuais favoráveis para que a mulher engravide, mas nada é comprovado cientificamente, no entanto existem mulheres que tentam a muito se tornarem mães e não conseguem, pensando assim vale apostar, dizem que, a tradicional papai-e-mamãe (com o homem por cima), seria mais indicada já que os espermatozoides são depositados mais perto do colo do útero *Não há, contudo, pesquisas que mostrem isso*
"DEVO FICAR DEITADA DEPOIS DO SEXO PARA AJUDAR NA CONCEPÇÃO? Certos especialistas defendem que é positivo ficar alguns minutos, sem se levantar, depois da relação sexual, para aumentar as chances de engravidar. Eles recomendam que a mulher fique deitada, porque, em tese, isso ajudaria os espermatozoides a subir útero acima em direção às trompas, já que eles não teriam que lutar contra a gravidade. Estudos recentes, porém, mostram que os espermatozoides saudáveis levam menos de dois minutos para alcançar as trompas. Há mulheres que têm propensão a infecções urinárias e são orientadas a fazer xixi logo depois da relação sexual. Se esse for o seu caso, é melhor continuar seguindo a recomendação médica. Outro truque que algumas mulheres arriscam é deixar as pernas para cima, em posição de "vela", com o quadril elevado, apoiado pelas mãos, alguns minutos depois do sexo. Se você for atlética, não custa tentar -- mas não vá despencar da cama!" (texto retirado do site: babycenter.com) *Partindo do principio que todas essas "técnicas" podem ser mito, para você tentante, que à anos esta na luta em busca da maternidade vale procurar um Médico especialista e junto com seu parceiro fazer exames, o problema pode ser hormonal e estar presente em ambos ou em um dos parceiros
"QUEM PRECISA USAR INDUTOR DE OVULAÇÃO? Indutores de ovulação como o citrato de clomifeno (vendido no Brasil com os nomes Indux, Serophene, Clomid, entre outros) são usados em mulheres que ovulam de maneira irregular ou que nem chegam a ovular, incluindo as portadoras da síndrome dos ovários policísticos.
A indução é feita quando o histórico médico de um casal mostra que a mulher não apresenta alterações anatômicas, como obstrução das trompas, e o homem tem sêmen normal (diagnosticado através de um espermograma). O clomifeno também é utilizado em casos de infertilidade inexplicada." babycenter.com (vale ressaltar que o uso deve ser feio sob prescrição médica)
*É importante lembrar que; uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físico auxiliam no processo de concepção, a cafeína, por exemplo, encontrada em diversos alimentos como; café, refrigerantes, alguns chás, chocolate "pode" diminuir suas chances de concepção, porém, as evidências cientificas não são conclusivas!
Por, Jhennyfer Lauren

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

VIDA



Me dei conta de algo que talvez nunca notei, acredito que em meus 21 anos de vida nunca reparei o Sol como hoje, indo trabalhar ele surgiu com seu lindos raios invadindo as ruas e eu me dei conta da vida, EU ESTOU VIVA! UAU, que MARAVILHA, eu pensei, eu posso sentir esse Sol, posso vê - lo, admira - lo, posso de alguma forma toca - lo, sentir seu perfume, e a beleza que ele transmite à Terra, obrigada amigo Sol por existir, obrigada meu Deus por me dar a chance de sentir, ver, admirar, não só o Sol mas todas as coisas que me cercam ;) Eu amo estar viva, eu amo estar aqui e farei o meu melhor enquanto em mim vida houver, em um papo informal com um amigo pude notar como a vida é maravilhosa, dura, mas maravilhosa, todo o tempo iremos tomar decisões e sempre sairemos ganhando e perdendo, no entanto cabe a nós, seres intelectuais decidirmos viver a perda ou o ganho, e eu, meu amigo, decidi viver o lado bom, admirar na perda o ganho, e sempre sorrir, porque por mais que algo triste lhe aconteça existirá a parte boa, mesmo que não seja diretamente ligado a você, lendo Pollyana Menina (todos deveriam ler, não é um livro de menininhas, é um alto ajuda diferente, na verdade nem sei se posso considera - lo alto ajuda ou, lição de vida) descobri que o mundo gira e sempre acontecerão coisas ruins com lado positivo, da mesma forma que, quando algo bom nos acontece em algum lugar do Universo alguém esta sofrendo e naquele momento a única coisa que nos importa é a alegria, porque não transferir isso quando se trata de uma coisa ruim, mas aí devemos pensar na alegria, entende? Complicado né??? Eu também me perdi neste post de hoje, mas existem dias que você quer apenas jogar as palavras que vêem à sua cabeça, sem rima ou frases feitas, sem versos nem ditados e hoje AH, hoje esta sendo um desses dias e eu espero que termine tão bem quanto começou!!!






Bom dia, Boa Sexta - Feira... Sem me esquecer, feliz 2012:D






Um novo ano, novo começo!!!